A letra caixa alta é um acessório muito utilizado para a divulgação das mais diferentes marcas. A letra pode ser constituída por materiais de aço, acrílico e metal, que garantem durabilidade e resistência ao produto. Além do mais, as letras podem ser personalizadas de acordo com as cores, formatos e tamanhos, que podem ser escolhidos pelo cliente.

Buscando por letra caixa alta?

Conte com a AC VISUAL! A empresa oferece diversos produtos ligados à comunicação visual, com o intuito de valorizar e divulgar os nomes e marcas de seus clientes. A AC VISUAL trabalhar sempre com alta qualidade e eficiência! Para saber mais informações sobre a letra caixa alta, entre em contato através de um e-mail ou ligação!

LETRA CAIXA ALTA: TÉCNICA DE DESIGN PARA COMUNICAÇÃO VISUAL

Conheça uma das formas mais tradicionais de chamar atenção do público usando a tipografia

Desde o início dos tempos, uma forma fácil de atrair atenção sempre foi falar alto, mas quando se tenta passar uma mensagem através de texto, o fator vocal não existe. Por isso, em anúncios de grande importância, são usadas palavras com letra caixa alta. Para anunciar de forma efetiva as famosas letras em “capslock” são peças chave na comunicação visual, contudo, há técnicas específicas para aplicação delas na identidade do empreendimento.

Entenda como usar letra caixa alta, além da importância de uma comunicação visual única para sua marca.

O que é letra caixa alta?

Letra caixa alta é um termo técnico usado no segmento de tipografia para descrever as letras maiúsculas. Apesar de dar a sensação de estar “gritando” quando se usa ícones em caixa alta, é perfeitamente comum seu uso em campanhas publicitárias para atrair a atenção do público, porque nossa visão e compreensão de imagens funciona de forma hierárquica: nós olhamos primeiro para o que chama atenção e seguimos de forma instintiva as informações posteriores.

Por sermos uma criatura altamente imagética, respondendo primariamente a estímulos visuais, a tipografia é um segmento fundamental dentro da comunicação visual e marketing. A mensagem a ser transmitida, o entendimento e os valores da empresa podem obter percepções diferentes conforme são descritos ou representados em cartazes, outdoors, sites e propagandas. Em situações delicadas letras em caixa alta devem ser evitadas, para não passar uma sensação violenta ao leitor, enquanto durante emergências ou em ferramentas que necessitam de visibilidade caso ocorram imprevistos, o uso de letras grandes e chamativas é ALTAMENTE recomendado.

Por isso, ao criar a identidade visual de um empreendimento são feitas profundas análises relacionadas à estética e preceitos da empresa. Se tratando de estabelecimentos como hotéis, restaurantes, salões de festa e aeroportos a letra caixa alta terá presença em placas de saída de incêndio ou enfermaria, mas os profissionais contratados para criar a comunicação visual como um todo trarão análises de público-alvo e estudos para elucidar possíveis logotipos e logomarcas, examinando o encaixe do “capslock” em outros setores.

Quando lidamos com produtos, a presença da letra caixa alta pode afetar a decisão de compra do público-alvo. Por exemplo, a marca Pyrex® de vasilhas, formas e frascos de vidro, a logomarca da empresa é escrita em caixa alta e com letras grossas, dando a sensação de que os produtos levando este símbolo têm firmeza e resistência. Letras menores e mais finas trazem uma impressão de delicadeza ou conforto, elas não são “agressivas”, como é possível ver na logomarca da Amazon.

Levando em conta a efetividade dessa ferramenta, também precisa de cautela ao aplicar na comunicação visual da marca. Conheça alguns motivos para usar a técnica:

  • Reconhecimento imediato, chamando atenção desde a primeira vista;
  • Facilita a aplicação e elaboração de detalhes chamativos;
  • Tendem a durar mais em cartazes e outdoors;
  • Torna o design e reprodução do mesmo fáceis e reconhecíveis.

Benefícios de uma comunicação visual eficiente

A comunicação visual é o primeiro cartão de visita que a marca oferece ao cliente ou público-alvo. Seja em outdoors, faixas, mascotes, comerciais ou guardanapos, a identidade visual da empresa estará estampada e aquela será a referência para futuras indicações. Ela não precisa de palavras ditas em voz alta ou textos super elaborados para se tornarem notáveis, por isso dar uma atenção especial para esse ponto crucial é importante.

A relevância e os benefícios da comunicação visual são percebidos justamente durante a transmissão direta de informações. Por exemplo, explicar a localização dos sanitários em uma estação de metrô, descrever e informar vocalmente ou escrita pode ser especialmente difícil, por confiar no entendimento mútuo do idioma expressado. Visualmente falando, qualquer um pode se guiar usando placas de sinalização, das quais fazem o uso de símbolos universais. Isso tudo entra na comunicação visual de estabelecimentos.

Para finalizar, a comunicação visual é flexível. Ela pode ser aplicada em outdoors, adesivos em carros, banners, fachadas, cavaletes, mas também em páginas online, através de sites, propagandas e as redes sociais. Por isso saber escolher as cores, conceitos, estética e logotipo é sempre importante para qualquer segmento, não basta ser visto, precisa também ser compreensível e visualmente agradável.

Uma companhia que se mantém fiel e aproveita dos poderes da comunicação visual para continuar a ter êxito, tende a durar muitas décadas no mercado e segmento. Por isso contrate sempre o melhor no setor, procure a AC Comunicação Visual.

Entre em Contato