A placa informativa de obra realiza um excelente trabalho na hora de instruir e informar pessoas que trabalham ou passam pela obra. Muito utilizada por construtoras e empresas de engenharia, as placas são resistentes e duráveis, características essas que garantem a resistência do produto. Além do mais, as placas podem ser modificadas através de cores e formatos, que poderão ser escolhidas pelo cliente.

Procurando por placa informativa de obra?

Se estiver procurando por placa informativa de obra, entre em contato agora mesmo com a AC VISUAL. Localizada na cidade de São Paulo, a empresa realiza um excelente atendimento ao cliente, pensando sempre na qualidade dos produtos oferecidos. Para saber mais informações sobre esse e outros produtos, ligue já!

Placa informativa de obra e a importância técnica da comunicação visual

As placas estão presentes em todas as fases da obra. Conheça alguns dos pontos relevantes delas para sua obra.

Quando pensamos em construção civil, automaticamente consegue-se imaginar uma placa informativa de obra das muitas que existem, criadas para indicar as mais diversas situações. Isso é parte da comunicação visual presente em uma cidade. características visuais que compõem um trecho urbano ou rural também entram na identidade visual, um ramo que abrange diversos segmentos, desde a engenharia e arquitetura, até marketing e design.

Um dos ramos ligados à comunicação visual dentro da construção civil é o das placas com indicações de obras. Entenda a importância das sinalizações para a identidade visual da cidade.

Estamos a 0 dias sem ressaltar a importância da placa informativa de obra

Tudo que é construído dentro de uma cidade leva um tempo, muitas vezes longo demais e que acaba afetando o trânsito ou mobilidade dos cidadãos. Um dos primeiros exemplos da placa informativa de obra é a clássica, indicando a distância entre um ponto e o canteiro. Esses informativos através de placas são considerados parte da comunicação visual do âmbito urbano.

A comunicação visual é tudo aquilo usado para sinalizar ou identificar usando ilustrações, imagens ou textos curtos. Ela também pode ser aplicada em estabelecimentos comerciais e marcas, pois consiste desde os detalhes mais ínfimos até as informações mais chamativas, tudo isso é usado para estruturar e passar uma mensagem, quando tratamos de cidades pode demonstrar civilidade, hospitalidade e estruturação.

Por isso, demonstrando segurança e urbanismo, uma placa informativa de obra pode significar uma reputação melhor para a companhia responsável por ela e também para a cidade em si. Além do mais, auxilia no controle do tráfego intenso em rodovias e avenidas movimentadas, evitando acidentes e melhorando os níveis de respeito às leis de trânsito.

Comunicação visual, como o próprio nome indica, é principalmente uma forma de expressar uma mensagem por imagens. Sendo assim, placas informando obras que não utilizem palavras também entram nessa categoria.

Algumas das placas de sinalização que são cruciais para a comunicação visual de uma cidade podem ser divididas em três grupos:

  • Placas de trânsito (nome de ruas e rodovias, indicações rodoviárias e de respeito ao tráfego);
  • Indicação de canteiros de obra;
  • Propagandas (informes sobre eventos promovidos em prol da cidade);

Benefícios de uma boa comunicação visual

Pode-se dizer que a comunicação visual é a primeira impressão que uma marca oferece ao público-alvo. Através de outdoors, comerciais ou guardanapos, a identidade visual dela estará estampada e servirá como referência, sendo reconhecida pelos detalhes. A elaboração não confiará somente em textos redigidos com palavras complicadas, ou um jingle marcante, pois isso a ilustração é um ponto crucial, afinal o ser humano é altamente visual: desde a primeira infância entendemos melhor o que nos é passado através de desenhos e explicações gráficas.

A comunicação visual tem seus benefícios ressaltados sempre que se é requerido a transmissão direta de informações. Apontar a localização do sanitário ou direção do portão para embarque em um aeroporto, por exemplo, é fácil passar a mensagem usando placas informativas, sem se fiar somente no idioma falado. Isso acontece porque muitos dos sinais utilizados na questão utilitária da comunicação visual são universais.

Enquanto constrói a comunicação visual da empresa é primordial prestar atenção a alguns detalhes:

  • A escolha das tonalidades deve se ater ao máximo de 5 cores, para não criar poluição visual;
  • Clareza da mensagem a ser passada;
  • Cuidado com o uso de símbolos pré-existentes, procurando não atrelar a imagem da marca com nomes polêmicos ou eventos que prejudiquem a popularidade;
  • A tipografia precisa ser legível, então fontes fáceis para serem lidas são recomendadas;
  • Seguir sempre o conceito da marca, não se desvirtuando do objetivo de criar renome para a marca;

É necessário pontuar que a comunicação visual é um cartão de visitas, logo ela precisa estar 100% alinhada com os objetivos, estética e conceito da empresa. A contratação de profissionais responsáveis e experientes é essencial.

Entre em Contato